sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sequência Didática/Matemática

UFBA/IRECÊ LICENCIATURA EM PEDAGOGIA SÉRIES INICIAIS
CURSO – GEAC TIC E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

PROFESSORA – MARISTELA MIDLEJ
DISCENTE - BRISA SENA NUNES


Calculadora, pode!

Objetivos:

- Estimular o uso da calculadora, de modo consciente e responsável;
- Resolver situações-problema que envolva as quatro operações;
- Ter noção de porcentagem, calculando juros simples;
- Vivenciar processos de resoluções de problema, percebendo que para resolvê-los é preciso compreender;
- Propor e executar planos de solução, verificando e comunicando as respostas;
- Perceber que a matemática está presente em nossas vidas, e que o aprimoramento dos conhecimentos matemáticos favorece o saber lidar com situações do cotidiano;
- Utilizar à calculadora como um suporte para a verificação de resultados.
Conteúdos:

- As quatro operações;
- Situações problema;
- Noção de porcentagem
Ano:
- 5° ano
Tempo estimado:
- 4 aulas
Material necessário:
- Panfletos de lojas de móveis;
- Caderno;
- Lápis, borracha, caneta;
- Papel ofício;
- Calculadora ou celular.

Desenvolvimento (descrever as dinâmicas/ estratégias de utilização das tecnologias):
1 ª etapa:
- Dividir os alunos em grupos, cada grupo com 4 alunos, usar dinâmica para organizar os grupos; - Distribuir para cada grupo dois panfletos de lojas diferentes;
- Solicitar aos grupos que escolha dois produtos diferentes no mesmo panfleto e calcule o valor total dos produtos, usando a calculadora;
- Verificar se nos dois panfletos tem o mesmo produto, caso tenha fazer a comparação de preços, usando a calculadora para verificar a diferença;
- Escolher um dos produtos e dividir o preço total em 3 parcelas, e ir ampliando o número de parcelas. Comparando os valores, inferindo suas interpretações; por que o valor diminui quando aumenta as parcelas? Ou por que o valor aumenta quando diminui as parcelas? Usar a calculadora;
- Utilizar a multiplicação como inverso da divisão, e também, no cálculo do valor de um determinado produto, simulando a compra de dois ou mais produtos iguais, usando a calculadora; - Elaborar alguns problemas, utilizando as quatro operações, entregá-los a um dos grupos para resolvê-los. Fazendo uso da calculadora;
- Socialização dos resultados.

2ª etapa:
- Atividade individual;
- Cada aluno irá elaborar cinco problemas, considerando que em cada problema uma das operações seja contemplada, porém a última operação terá que envolver mais de uma operação; - Escolher um dos colegas para resolvê-los, fazendo uso da calculadora;
- Socialização suas respostas.
3ª etapa:
- Atividade em dupla;
- Um determinado produto será citado, os alunos observarão o valor correspondente e em cima deste valor vai embutir um determinado juro. Verificar o valor que ficou, e o quanto aumento do valor inicial, repetir esse procedimento com outros produtos, usando a calculadora;
- Diminuir de um determinado valor, certa porcentagem, verificando quanto foi diminuído no valor do produto, repetir com outros valores, usando a calculadora;
- Cada aluno da dupla irá elaborar três situações-problema e passar para o colega parceiro resolvê-los, usando a calculadora;
-Socialização dos resultados.

4ª etapa:
- Atividade em grupo, usar dinâmica para dividir os grupos;
- Para cada grupo entregar uma atividade com duas situações-problema, eles irão resolver sem o uso da calculadora, em seguida irão utilizar a calculadora para verificar as respostas;
- Usar a criatividade e elaborar problemas que envolva os conceitos de resolução e interpretação das quatro operações e também porcentagem; elaborar no mínimo seis problemas e entregar a outro grupo para que resolvam sem a calculadora, usar a calculadora para verificação dos resultados;
-socialização dos resultados.

Avaliação:
- Observar o desempenho dos alunos nas diferentes etapas do processo, seja, resolvendo as situações-problema ou na elaboração dos mesmos, verificando o desempenho que apresentam na resolução de problemas com e sem a calculadora;
- Observar a interação dos grupos e duplas;
- Auto-avaliação.

Nenhum comentário: