sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Oficina de Áudio



O universo tecnológico é formado por diferentes ambientes que jorram possibilidades de ensino e de aprendizagem, que a pouco tempo atrás eu não tinha ideia do quanto posso usá-los para melhorar a minha prática no ambiente escolar. A cada novo Ciclo novas descobertas do potencial que as novas tecnologias nos apontam.
O uso do áudio como instrumento educativo, por exemplo, é um recurso que promove a exploração de várias linguagens utilizadas no ambiento escolar, porém com o diferencial do lúdico, do atrativo, da criatividade, do descobrir fazendo, entre outras vantagens. No entanto só vir dar conta das possibilidades através da Oficina de Áudio, pois percebi que através do uso do áudio posso utilizar a língua escrita sendo reproduzida na língua oral. Como
aponta a professora de educação física Sandra Lúcia dos Santos, da Escola Municipal Rui Bloin, a rádio que funciona em sua unidade de ensino já exerce um importante papel pedagógico. “Os alunos mais tímidos ou com dificuldade nos esportes encontraram um excelente meio de expressão – podem falar sem precisar aparecer.”
Nesse depoimento da professora fica claro também o funcionamento da inclusão, pois todos terão chances de participar sem precisarem ser vistos.
Enfim, os aparatos tecnológicos são recursos que bem usados propiciam grandes desafios e bons resultados na aprendizagem dos nossos alunos.

Um comentário:

morando aqu disse...

muito cuidado com os meninos timidos viu. eles escondem algo que nos surpreende,por isso não-os deixem muito à vontade.
estou recomendando, pois os de minha turma deram um show de oralidade ao tempo que eu chamava de introspectivos.
abços
Gasolina