domingo, 21 de setembro de 2008

Comunidade virtual

Tendo como base a leitura dos textos indicados pelo grupo de professoras (Mª Helena Bonilla, Adriane e Suly), percebi que todos eles se interlaçam pelo o mesmo assunto e objetivo:conceituação de comunidade virtual. Os mesmos me remeteram ao processo no qual eu e os demais colegas estamos galgando, sendo ele sem-presencial nada mais viável que o uso deste método de interlocução entre os membros que fazem parte desta comunidade [...]organizada em torno de um interesse ou finalidades compartilhadas[...]. (CASTELLS apud Daisy O. Fonseca, Edvaldo S. Couto)Eu que era tão avessa as novas tecnologias, em especial ao computador, vejo-me sujeita a utilização deste recurso quase que diariamente por conta do meu processo de IN-formação. Estou sendo capturada por esta rede, permitindo-me emergir ao mundo virtual.
Contudo, concordo com a finalidade e os objetivos a cerca de comunidade virtual em relação a sua funcionalidade no cotidiano corrido do mundo contemporâneo, nas contribuições que nos são propiciadas, porém para absorvê-las precisamos estar conectados há estas teias que se transformam em turbilhões de informações. Estou iniciando o processo de introdução a este meio, confiante que posso chegar em um nível mais avançado no mundo virtual o qual já não esta tão distante da minha realidade

6 comentários:

Joana disse...

realmente, quando você coloca que estamos entrelaçados no processo da aprendizagem no mundo virtual, o mesmo nos provoca e nos desafia a usarmos esse meio para obtermos mais conhecimentos, informações, em uma perspctiva que ampliem novos conhecimentos.

Adriane disse...

Caiu na rede é blogueiro! ;)

queria saber uma coisa: como essa vivência nestas comunidades virtuais tem contribuído/interferido no seu processo de "in-formação"?

Anônimo disse...

Para este mundo ainda um pouco diferente ao que tinhamos antes,é desafiador ao nosso tempo corrido.Mas temos que desenrolar esta teia que para mim ainda está um pouco confusa.Mas ao mesmo tempo o mundo virtual tem contribuido em nossas atividades,seja,a distância ou não.É isso aí colega aos poucos a gente consegue.Bjs!

Cristina disse...

Para este mundo ainda um pouco diferente ao que tinhamos antes,é desafiador ao nosso tempo corrido.Mas temos que desenrolar esta teia que para mim ainda está um pouco confusa.Mas ao mesmo tempo o mundo virtual tem contribuido em nossas atividades,seja,a distância ou não.É isso aí colega aos poucos a gente consegue.Bjs!

Nubia Barbosa disse...

Realmente,precisamos estar conectados a esta teia de muitas informações, e por conta de serem grandes novidades para muitos está sendo um pouco dificil, mas acredito que através da busca e da troca de conhecimento, vamos conseguir.Um abraço Brisa.

Sule disse...

Querida Brisa! Estamso vistando os blogs de vocês para acompanhar as produções solicitadas para atividade Oficina de computação.

Gostei muito da sua reflexão. Você inicia apontando um dos pontos comuns entre os textos indicados para leitura, apoenas, senti falta de desenvolver mais essa ideia! Além disso, queria saber se você fez a leitura desse texto de Castells??
Se fez tudo bem! Se encontrou dentro de um dos textos, precisa rever essa citação e colocá-la dentro das normas da ABNT!

Bjinhos
Sule